COMO MUDAR O STATUS DO VISTO DE TURISTA

COMO MUDAR O STATUS DO VISTO DE TURISTA

Descubra quais são as condições e os documentos necessários para troca de status do visto de turista. Saiba que, mesmo com a mudança, o visto no seu passaporte será mantido. 

É natural que surjam dúvidas relacionadas ao tema, principalmente envolvendo seus requisitos e o tempo de processamento.

Este processo leva em torno de dois meses e meio, mas mesmo enquanto espera uma resposta da Imigração você poderá permanecer legalmente nos Estados Unidos. 

A mudança de status somente é possível do visto de turista para o visto de estudante. Caso você deseje um visto de trabalho, deverá retornar ao seu país de origem para fazer a requisição. 

Esse artigo faz parte da série “Como começar a vida na califórnia: Um guia completo para brasileiros”, clique aqui para conferir.

Condições para alteração do status do visto 

Para fazer a mudança do status do seu visto de turista você precisará atender algumas condições, para facilitar um pouco a sua análise, fizemos uma breve síntese. Veja a abaixo quais são os requisitos. 

  • Ter entrado nos Estados Unidos portanto o visto de turismo (B1) 
  • Estar no país legalmente, ou seja, seu prazo de permanência não deve ter vencido 
  • Estar nos Estados Unidos a pelo menos 3 meses 
  • Optar por um curso de no mínimo 18 horas-aula por semana
  • A data de início das aulas deve se dá em um período de no máximo 30 dias
  • Possuir condições financeiras,  comprovadas através de seu extrato bancário ou de alguém que se responsabilize por suas despesas, para arcar com os gastos de seu período de estudo 
  • Permanecer em solo americano durante todo o processo de mudança

Se o seu caso atender a tais condições, continue a leitura e descubra como dar seguimento a mudança do status do seu visto de turista. 

Quais os documentos necessários?

Para começar, você precisará estar com toda a documentação em mãos. 

  • Cópia do passaporte
  • Cópia do visto
  • Cópia da sua identidade
  • Cópia do formulário I-94 (número da sua entrada no país)
  • Extrato bancário
  • Formulário I-20 (formulário de imigração utilizado pelas escolas e universidades)
  • Formulário I-539 (formulário emitido pelos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos)
  • Comprovante de pagamento da taxa SEVIS (cadastro para quem deseja estudar nos Estados Unidos) 

Qualquer outro documento que comprove o seu vínculo com o Brasil que possa reforçar as informações fornecidas pode contribuir.

Garanta que todos os formulários estejam adequadamente preenchidos e legíveis. Leve consigo ainda uma carta informando à migração os motivos pelos quais deseja fazer a alteração do status do seu visto. Uma boa dica é falar sobre como isso irá ser útil a você quando retornar a seu país de origem. 

Como realizar o pedido 

Além dos formulários apresentados, que deverão ser adequadamente preenchidos e entregues, você precisa arcar com uma série de taxas. Estima-se que o processo complet0 custe cerca de 1600 dólares. 

Comece entrando em contato com a instituição na qual pretende estudar. Pesquise a melhor escola e avalie se o curso escolhido atende as exigências para troca do status do visto, como vimos, uma carga horária mínima de 18 horas-aula por semana. 

Algumas instituições até ajudam neste processo, orientando e te ajudando a encontrar meios mais simples de obter a alteração.

A própria instituição te fornecerá o primeiro formulário, o I-20. Ao recebe-lo, guarde-o com cautela, pois nele constam informações importantes sobre seu visto. 

O I-539, disponível no site do Citizenship and Immigration Services é em si o formulário para mudança de status. 

Toda a documentação deve ser enviada em uma única postagem, este é um pré-requisito para que o seu caso seja analisado pela Imigração. 

Para efetivamente dar início ao processo de mudança do status do visto de turista, será necessário o pagamento de duas taxas no valor de 370 dólares, que pode ser feito através de money order ou bank check. 

Não se esqueça de realizar o pagamento do Sevis, A taxa custa entre 200 e 350 dólares e deve ser paga em até 3 dias úteis antes da entrevista do visto.

Imprima os comprovantes de pagamento de cada taxa, e anexe aos documentos compilados. 

Encaminhe todos os documentos para o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) através dos seguintes endereços: 

Pelo Serviço Postal dos Estados Unidos:

USCIS Dallas Lockbox Facility Mailling Address

USCIS, P.O. Box 660166, Dallas, TX 75266

Pelo Express Mail ou Empresas de Entregas (Courier Deliveries)

USCIS, ATTN: I-539

2501 S. State Highway 121 Business, Suite 400, Lewisville, TX 75067

Qual a diferença entre mudar de status de turismo para estudante e ter um visto de estudante? 

É preciso entender a aplicação de cada um deles. Após modificar o status do seu visto de turista para estudante você poderá permanecer no país enquanto estuda em uma instituição americana. No entanto, em seu passaporte, você ainda é considerado turista. 

Neste caso, você não possui um visto de estudante, como é o caso das pessoas que tiram este tipo de visto no Brasil, e sim uma carta que comprova o seu status de estudante. 

Uma das principais diferenças práticas disso é que, caso viaje para fora do território americano você automaticamente perde o seu direito de estudando, retornando o status do seu visto para turista. 

Assim como para o visto de estudante, após a modificação do status do seu visto, caso seu cônjuge ou filhos menores tenham se integrado ao processo de mudança, eles também poderão permanecer no país pelo período em que você estiver estudando. 

Apesar dos detalhes, essa é uma ótima forma de estender legalmente o seu direito de permanecer sua estadia nos Estados Unidos. 
Ficou alguma dúvida? Junte-se ao nosso grupo no Facebook onde você encontrará uma comunidade super receptiva de Brasileiros nos EUA prontos para te ajudar.

Deixe Seu Comentário
    Você também vai gostar