PESQUISA DE MERCADO E ANÁLISE DA COMPETIÇÃO

4-03-02-2020-18-00-53-9342

Está pensando em abrir um negócio nos Estados Unidos? Hoje falaremos sobre este que deve ser seu primeiro passo.

Já sabe qual será seu ramo de atuação? Será que existe demanda pelo serviço ou produto que você quer oferecer? O que desejam os consumidores de sua cidade? Quão competitivo é este mercado, o que você pode fazer diferente? Isso tudo você descobre fazendo Pesquisa de Mercado e Análise de Competição da forma correta.

Entender que esse “dever de casa” é o primeiro passo na caminhada de abertura do seu negócio pode ser frustrante. Você deve estar doido para botar a mão na massa e começar a construir um futuro melhor. Mas é justamente esse planejamento que irá garantir a existência desse futuro.

Esse artigo faz parte da série: “Como Abrir Sua Empresa Nos Estados Unidos: Um Guia Completo Para Brasileiros”.

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é o processo de determinar a viabilidade de um novo serviço ou produto através de informações coletadas sobre os clientes em potencial do novo negócio. 

Esse tipo de pesquisa combina informações sobre o comportamento do consumidor com tendências econômicas para validar e melhorar a ideia do seu negócio.

É uma atividade essencial para empreendedores que querem começar uma empresa. Acima de tudo, a pesquisa de mercado permite que um negócio conheça seus futuros clientes com antecedência e comece com o pé direito.

Essas pesquisas podem ser conduzidas pela própria empresa, de casa, através da internet ou mesmo contratando uma consultoria especializada.

Como pesquisar o seu mercado?

Se você já entendeu quão crucial é entender o seu mercado e ter certeza que seu empreendimento é uma boa ideia antes de investir seu dinheiro, deve estar se perguntando por onde começar.

Colete informações demográficas que te ajudarão a entender mais suas oportunidades e limitações nesse novo mercado. Filtre essas informações por idade, renda, interesse e qualquer coisa que fizer sentido para seu negócio.

Identifique seu público alvo, vá até ele nas redes sociais, descubra o que ele curte, como se comporta, que assuntos são importantes para ele, quais são suas dificuldades. Se for possível, selecione pessoas de seu público alvo e faça entrevistas.

Através de todos os dados que encontrar você deve buscar respostas para perguntas que te ajudarão a entender o mercado como as abaixo:

  • Existe procura pelo seu produto ou serviço?
  • Quantas pessoas se interessariam pela sua oferta?
  • Eles estão empregados?
  • Quanto ganham?
  • Onde vivem?
  • Onde seu negócio irá alcança-los?
  • Quantas opções similares seus futuros clientes já têm hoje?
  • Quanto eles pagam por essas alternativas hoje?

Se não for possível responder todas essas perguntas apenas com dados encontrados na internet, pode vale a pena contratar uma empresa para conduzir pesquisas com o seu mercado. Você também pode fazer isso você mesmo, através de formulários, questionários, grupos de discussão e entrevistas.

É possível que você tenha que investir um pouco mais do que gostaria em pesquisa de mercado para que possa empreender com segurança. 

No entanto, basta pensar um pouco e você vai ver que vale a pena gastar mais que o planejado nessa fase se for para impedir uma falência completa dentro de meses ou anos. 

Ainda na fase de planejamento, existe outra análise de grande valor que você deve fazer.

Analise sua competição e encontre oportunidades de se destacar

Ao procurar por fontes de informação sobre como melhorar seu negócio você não pode ignorar sua competição. 

A análise da competição é a forma mais barata de pesquisar o que funciona e o que não funciona no seu mercado. A ideia é que você observe como eles trabalham, suas operações, marketing, vendas, etc. 

Aprenda com seus erros e acertos. Faça diferente o que eles fazem errado, e nunca deixe de fazer certo nada do que eles fazem certo.

Identifique seus competidores diretos e mesmo indiretos e estude completamente suas redes sociais, site, e operações. Avalie os seguintes pontos:

  • Parcela do mercado que dominam
  • Pontos fortes e fracos
  • Sua janela de oportunidade para entrar no mercado
  • Quão importante é o seu público alvo para seus competidores
  • Barreiras que podem te impedir de entrar no mercado
  • Quais competidores indiretos podem atrapalhar seu sucesso

Não deixe de se aproveitar de todo o conhecimento que está a sua disposição antes de se arriscar no mercado.

Fontes Confiáveis de Dados

Existem diversas fontes confiáveis de dados que você pode usar para conseguir informações sobre o mercado e os consumidores americanos gratuitamente. 

Use as fontes abaixo para conseguir estatísticas e insights e fazer sua pesquisa de mercado.

Tipo de DadoObjetivoReferências
Estatísticas gerais de negóciosEncontre estatísticas sobre indústrias e condições de negócios.NAICS, USA.gov Statistics, Statistical Abstract of the United States, U.S. Census Bureau
Estatísticas sobre consumidoresGanhe informações sobre clientes potenciais e mercados consumidoresConsumer Credit Data, Consumer Product Safety
Dados demográficosSegmente a população para se concentrar em sua audiênciaAmerican FactFinder, Bureau of Labor Statistics
Indicadores econômicosConheça as taxas de desemprego, empréstimos sendo realizados e mais.Consumer Price Index, Bureau of Economic Analysis
Estatísticas sobre o empregoPesquise com profundidade as tendências de emprego do seu mercado.Employment and Unemployment Statistics
Estatísticas sobre rendaRemunere seus funcionários de forma justa de acordo com dados de salário.Earnings by Occupation and Education, Income Statistics
Produção e estatísticas de vendasEntenda demandas, custos, e quanto o consumidor gasta.Consumer Spending, Gross Domestic Product (GDP)
Estatísticas comerciaisAcompanhe indicadores de vendas e as performances de mercados.Balance of Payments, USA Trade Online
Estatísticas de indústrias específicasEncontre dados federais sobre diferentes indústrias.NAICS, Statistics of U.S. Businesses
Leave your comment
You will like it too