GUIA: COMO SOLICITAR SUA DRIVER LICENSE (CARTEIRA DE MOTORISTA) NA CALIFÓRNIA?

1-22-11-2019-16-07-59-2060

RESUMO DAS INFORMAÇÕES
– Você paga $36.00 para tirar a Driver License- O processo é muito mais simples do que no Brasil- Você tem 3 chances para fazer a prova escrita 

A carteira de habilitação (driver license) na América, é um documento emitido de forma singular por cada estado. Para dirigir nos EUA, de acordo com a lei, todo residente deve ter a carteira de habilitação referente ao estado que está residindo. Aqui vamos falar do processo para ter sua carteira de habilitação no estado da California.

1. Prepare sua documentação: 

Passaporte válido;

Comprovante de residência nos EUA;

I-94;

I-20 ( para estudantes);

2. Agende sua visita à DMV:O órgão responsável pela emissão da Driver License nos EUA é o DMV – Department of Motor Vehicles. Existem agências em todo o Estado, escolha a mais viável para você.  Esse é o site do DMV da Califórnia www.dmv.ca.gov/portal/dmvEm algumas agências que são centros de processamentos de Driver License é possível dar início ao processo sem agendamento prévio pelo site. Contudo, o período de espera para quem não fez o appointment pode ser maior, dependendo da agência. Para fazer o seu agendamento (appointment) online entre no site do DMV neste link:https://www.dmv.ca.gov/portal/dmv/detail/portal/foa/welcomeOu baixe o app DMV NOWhttps://www.dmv.ca.gov/portal/dmv/detail/mobile/dmvapp

3. Entrevista ( Appointment)Entrevista marcada, vá até o DMV escolhido na data e horário marcado ( chegar com antecedência ) e esperar a sua vez na fila dos “appointments”.  Você precisará preencher o formulário DL44 que será para entregar e pagar a taxa que custa $36.00 dólares.Ainda no DMV você precisará fazer um rápido exame de vista e tirar a foto. Você pode escolher fazer a prova escrita no mesmo dia ou depois. Podendo fazer o agendamento pelo mesmo site (acima).  

4. Prova escrita: A prova escrita, chamada Skill Test, pode ser digital ou impressa. Você tem até 3 chances para refazer o teste no mesmo dia até acertar o mínimo de questões exigidas. Caso não passe nessa fase você poderá repetir o processo pagando uma nova taxa.O DMV disponibiliza um livro para que você possa estudar ou  você pode obtê-lo em PDF no link https://www.dmv.ca.gov/web/eng_pdf/dl600.pdf . O arquivo está disponível em inglês e espanhol no site. A prova pode ser feita em Português, é só informar o atendente na hora do teste.Após aprovação na prova escrita, lhe será entregue um documento e você terá que agendar no site (link acima) a data, horário e agência para a prova prática.

5. Prova prática de direção:A prova prática é chamada de “Behind the wheel test”. Para realizar a prova, você precisa ir com o carro de sua escolha, com o seguro do veículo, o seu passaporte, o documento que lhe foi entregue após a prova escrita e você precisará de uma pessoa com habilitação americana válida que possa lhe acompanhar.Chegue com antecedência. É importante você treinar as todas regras, principalmente as que são diferentes do Brasil. O teste é rápido e o resultado sai na hora. Após o teste você receberá uma Driver License provisória até a chegada da definitiva no endereço indicado no seu cadastro.Você poderá solicitar uma nova tentativa, caso não passe no teste.Esperamos que essas informações possam ajudar você a ter sua Drive License na Califórnia.

Boa sorte! Quer saber mais notícias sobre como viver nos Estados Unidos? Participe do nosso grupo no facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre Brasileiros que moram ou desejam viver na América.

Leave your comment
You will like it too