COMO PROCURAR EMPREGO NA CALIFÓRNIA

Filling Out Job Application

Encontrar uma oportunidade de emprego na Califórnia não é tarefa fácil. Contudo, certamente, estando bem preparado, você aumenta as suas chances. 

Nossa primeira dica é: esteja com suas documentações em dia. 

Reunimos aqui o básico do que você precisa saber para começar a procurar emprego e já sair na frente na disputa por uma vaga. Continue a leitura para saber mais. 

Esse artigo faz parte da série “Como começar a vida na califórnia: Um guia completo para brasileiros”, clique aqui para conferir.

Quem pode trabalhar?

Nem todo estrangeiro pode trabalhar nos Estados Unidos, você deve saber muito bem disso. Se você deseja procurar um emprego, deve atender a algumas exigências. Veja quais vistos permitem trabalho. 

Visto de trabalho técnico

O visto H-1B, que seria o visto de trabalho técnico, é fornecido quando uma empresa norte-americana contrata um empregado qualificado no exterior por não ter conseguido um trabalhador local para exercer uma determinada função. Este tipo de visto exige formação em nível superior e permite ao portador trabalhar por três anos no país, tempo que pode ser estendido por mais 3 anos, em caso de necessidade. 

Visto de trabalho por transferência

O L1, como o próprio nome diz, ocorre quando um funcionário brasileiro é transferido para os EUA para assumir um alto cargo, já que tem mais experiencia se comparado aos demais empregados da empresa. Sua permissão tem um prazo máximo de 7 anos. 

Com visto de estudante

Neste caso, precisamos esclarecer um detalhes. Aqui nos referimos ao F1, mas só tem direito a trabalhar quem for estudar em tempo integral em uma universidade. Estes estudantes podem fazer estágio de algumas horas. O trabalho fulltime não é permitido. 

Apesar de ser uma permissão restrita, é uma boa oportunidade de conseguir um emprego em uma empresa americana e mais tarde, obter o visto de trabalho. 

Green Card

Sem dúvidas, o mais almejado entre os imigrantes, o Green Card permite residência e trabalho nos Estados Unidos. O processo é mais demorado e carregado de burocracia. A coisa fica um pouco mais fácil se você for casado com um americano ou investir 500 mil dólares no país. 

Subempregos

Os subempregos são uma opção bastante popular entre imigrantes. Apesar da nomenclatura suspeita, não estamos recomendando que trabalhe na ilegalidade. Os subempregos são aqueles trabalhos que possuem menos status e exigem baixa qualificação profissional. 

Vamos a alguns exemplos?

  • Pedreiro 
  • Ajudante
  • Mestre de obras
  • Babá 
  • Garçom 
  • Operador de caixa
  • Motorista
  • Valet parking 
  • Diarista

Em geral, você precisará apenas ter certo nível de inglês e, em alguns casos, possuir carteira de motorista. 

Setores com maior demanda na Califórnia 

Se você procura um emprego um pouco mais formal ou mesmo se pretende atuar em sua área de formação, sugerimos que se atente as áreas de maior demanda no estado da Califórnia, veja alguns exemplos: 

  • Turism
  • Setor de construção
  • Engenharia e automação
  • TI e Telecomunicação
  • Saúde
  • Mercado Financeiro
  • Pesquisa cientifica, entre outras

Neste ponto, esperamos que você já tenha em mente com o que gostaria de trabalhar. A partir de agora, te daremos algumas dicas de como procurar emprego e conquistar a sua vaga. 

Melhores sites para encontrar um emprego

Sem dúvidas, a melhor forma de encontrar emprego hoje em dia é através da internet. É claro que você pode espalhar o seu currículo por aí visitando algumas empresas e estabelecimentos, mas utilizar sites especializados te ajudará a encontrar mais possibilidades e, consequentemente, aumentará consideravelmente a sua chance de sair do desemprego. 

Utilize a tecnologia a seu favor. 

Existem nos Estados Unidos inúmeros sites reconhecidos que oferecem vagas de emprego para as mais diversas formações e experiências. 

Selecionamos algumas opções para você que deseja encontrar uma oportunidade de trabalho na Califórnia. Deixaremos todos os links para que com um clique, você possa conhecer cada plataforma. 

Se possível, se cadastre em mais de um site. O cadastro é gratuito e tudo o que você precisa fazer é baixar o seu currículo atualizado e começar a procurar vagas que te interessam. 

Dicas para conquistar a sua vaga

Agora você já sabe exatamente quais tipos de emprego buscar e até mesmo onde encontrar vagas. Chegou a hora de compartilharmos algumas dicas que te farão sair na frente da concorrência. Está pronto? 

Vamos lá! 

Faça um currículo americano

Como vimos, a disputa por vagas de emprego na Califórnia é bastante acirrada. O seu currículo pode ser um grande diferencial, e nossa primeira dica é que o faça a maneira americana. 

Isso quer dizer que não podem faltar informações como: 

  • Dados especiais (personal information)
  • Resumo de suas experiências (resume)
  • Formação acadêmica (qualification summary)
  • Experiência profissional (professional experience)
  • Informações adicionais 
  • Referências (references)

Quanto mais completo o seu currículo, maiores são as suas chances, tire tempo para construí-lo com bastante carinho. 

Aprenda Inglês

Se o seu inglês ainda não passa segurança, é hora de se dedicar a aprender inglês de verdade. Embora muitas pessoas consigam empregos sem falar a língua nativa, falar inglês pode ser o passo que faltava para conquista da sua vaga.

Para os que possuem dificuldades com a nova língua, indicamos cursos online como: 

  • My English Online
  • Babel (gratuito)
  • Zap English
  • Prime Cursos (gratuito)
  • Busuu (gratuito)
  • learner.org.

Tenha um bom português 

Pode parecer estranho, já que acabamos de pontuar a importância de falar inglês para conseguir o seu emprego na Califórnia. Mas falar bem português também pode te ajudar. Algumas empresas consideram esse um grande diferencial, especialmente aquelas que fazem negócios com países de língua portuguesa. 

Ter um bom português abrirá a você novas possibilidades e uma alta chance de conquistá-las. 

Salários na Califórnia

O salário é um dos principais atrativos para se procurar emprego na Califórnia. É claro que este valor dependerá muito do emprego em questão e da quantidade de horas que se trabalha, contudo, mesmo os mais baixos salários americanos superam os brasileiros. 

Uma diferença merece ser ressaltada aqui, o salário não é calculado por mês como no Brasil, mas por hora. Na Califórnia o valor mínimo da hora gira em torno de 11,50 dólares em média. O sistema é bem simples, você trabalha, você recebe, se não trabalhar, deixará de receber, independente de estar doente ou de qualquer outra questão. 

Sendo assim, trabalhando 40 horas por semana, você ganharia cerca de 1.840 dólares em um mês. Acredite, esse valor é suficiente para um brasileiro viver com tranquilidade nos Estados Unidos. 

É claro que você pode querer ganhar mais e até mesmo guardar dinheiro, tudo bem, você pode trabalhar algumas horas a mais ou mesmo ter mais de um emprego. 

Agora é com você! Mão na massa, chegou a hora de conquistar a sua vaga de emprego na Califórnia. 
Ficou alguma dúvida? Junte-se ao nosso grupo no Facebook onde você encontrará uma comunidade super receptiva de Brasileiros nos EUA prontos para te ajudar.

Leave your comment
You will like it too