Como fazer a escolha certa na hora de decidir o nome da sua empresa? Certamente você precisará ser criativo, além é claro de realizar uma boa pesquisa de mercado.
Após tomar a sua decisão, precisará ainda fazer o registro adequado da sua marca, pois é necessário protegê-la.
Este é um passo importante para começar o seu negócio, vamos falar sobre isso?
Como fazer a escolha certa
Este é um momento muito importante para a sua empresa, afinal, ela carregará consigo esse nome para sempre. Você precisará pensar com calma e avaliar cada alternativa, sempre considerando aquela que for mais atrativa para o seu público-alvo.
Que tal algumas dicas?
- Seja Claro
- Escolha Um Nome de Fácil Memorização
- Nomes Curtos São Melhores
- Tenha Uma Identidade Própria
- Tenha Em Mente Seu Público-Alvo
- Verifique Se o Nome Já Existe
Registre o nome da sua empresa
Depois de todo o trabalho com a escolha do nome do seu negócio, você não vai querer que ninguém use-o indevidamente.
Existem diferentes maneiras de registrar o nome de uma empresa aqui nos Estados Unidos, cada um deles tem uma finalidade, e por isso, suas próprias exigências legais, o que depende da estrutura e da localização da empresa.
Veja abaixo:
- Nome da entidade: protege você no nível do estado
- Marca registrada: protege você em nível federal
- Nome Fantasia (DBA): não oferece proteção legal, mas pode ser exigido por lei
- Nome de domínio: protege o endereço do site da sua empresa
São registros legalmente independentes, e como empreendedor, você precisa conhecer melhor cada um deles.
4 formas de registrar o nome da sua empresa nos Estados Unidos
Vamos entender as peculiaridades de cada registro?
Nome da entidade
Como vimos, o nome da entidade protege a sua empresa em nível estadual, é a maneira pelo qual o estado identificará a organização.
Geralmente, é restrita a utilização de nomes já existentes, por isso, o ideal é que você pense em algo bem original. Além disso, algumas unidades federadas exigem que o nome da entidade reflita o tipo de negócio que ela representa.
Marca comercial
Registrar uma marca comercial protege o nome da sua empresa, seus bens e serviços em nível nacional. Desta forma, nenhum outro negócio do mesmo setor nos Estados Unidos poderá utilizar uma identidade como a sua.
Sendo assim, não haverá no país outra empresa ou mesmo outros produtos similares utilizando o nome de sua empresa e de seus produtos. Você terá uma marca própria, reconhecida pelo governo.
Violar normas como a exemplificada pode acabar gerando processos e consequentemente, danos financeiros. Portanto, fique também atento quando for escolher o nome da sua empresa. Verifique se não há nenhuma outra entidade adotando a mesma denominação. Você pode fazer isso através do banco de dados de marcas registradas mantido pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.
Nome Fantasia (DBA)
O nome fictício, ou como nós brasileiros costumamos chamar, o nome fantasia da sua empresa, é chamado nos Estados Unidos de “Doing Business As (DBA) name”.
Pode ser necessário registrar este nome no estado e na cidade onde o seu negócio estiver localizado. Apesar de não oferecer nenhuma proteção legal, se você utiliza este tipo de nome, deve fazer o registro, pois é uma exigência da maioria dos estados.
Diferente do nome da marca, neste tipo de registro é possível mais de uma empresa com o mesmo o nome, o que quer dizer uma variedade significativamente maior de possibilidades disponíveis a você.
Na prática, sempre vale a pena fazer o registro, mas se você precisa de mais um motivo, saiba que, ao obter um DBA, você receberá uma identificação fiscal e poderá abrir uma conta comercial.
Os requisitos para seu nome fantasia irão variar de acordo com a estrutura da empresa, com o estado, condado e município onde ela se localiza. Para informações detalhadas, acesse os sites do governo local.
Nome de domínio
As pessoas passam cada vez mais tempo na internet, por causa disso, tornou-se crucial criar o seu registro online. O nome de domínio, também conhecido como endereço do site ou URL, é uma maneira de marcar presença e criar uma identidade digital, ninguém poderá utilizar a sua marca, senão você.
Seu domínio não precisa ser necessariamente o nome da sua empresa ou apenas ele. Caso o nome do seu negócio não esteja disponível, você pode optar por seu nome fantasia ao invés de sua marca comercial, pode acrescentar algo a esse nome, utilizar siglas etc.
Contudo, não recomendamos que use algo muito diferente do que tem usado em outros locais, é preciso manter a sua identidade e fazer com que ela seja reconhecida na internet.
Para registrar o seu nome de domínio, você precisará escolher um serviço de registro. Os preços variam bastante e você pode optar por planos de curto ou longo prazo. Além disso, é possível negociar um domínio com uma outra empresa, caso ela use um nome que te interesse.
Para manter o seu registro, você precisará renová-lo regularmente.
Caso tenha mais alguma dúvida sobre como registrar o nome da sua empresa, não hesite em entrar em contato com nossa equipe para saber mais.