COMO ALUGAR UM APARTAMENTO OU CASA NA CALIFÓRNIA?

4-17-04-2020-20-00-37-6785

Começar a vida na Califórnia é muito mais fácil para você que tem acesso a nossa série de artigos. Hoje iremos falar sobre um dos processos essenciais para novos imigrantes, e também um dos mais complexos, alugar um apartamento ou casa.

Esse artigo faz parte da série “Como começar a vida na califórnia: Um guia completo para brasileiros”, clique aqui para conferir.

É difícil alugar na Califórnia sendo estrangeiro?

A Califórnia é um dos estados com mais imigrantes da América, principalmente nas grandes cidades como San Francisco, Los Angeles e San Diego, tornando a competição por imóveis bem acirrada.

Assim, se voce e recém chegado e ainda nao tem um histórico de credito no pais,  terá sim que fazer um esforço extra para comprovar sua identidade e capacidade de pagar os valores combinados. Te daremos algumas dicas sobre como e o que preparar antes de começar a procurar pela sua nova casa na America.

Documentos que possívelmente serão exigidos pelo seu landlord

Os principais documentos que serão solicitados são os que listaremos aqui, e se você prepará-los de antemão, não terá dor de cabeça mais tarde.

  • Passaporte como prova de identidade
  • Comprovação de capacidade de pagamento (ofertas oficiais de emprego, comprovantes de renda, comprovante de bolsa de estudos, etc.)
  • Extratos bancários dos últimos 2 meses
  • Referências de landlords anteriores, caso existerem
  • Seu Social Security Number (SSN), se disponível.

É possível alugar sem um Social Security Number?

Essa é a situação de muitos brasileiros por aqui, então se for seu caso, fique tranquilo. Alugar sem um Social Security Number e possível se você tiver um visto de estudante ou um green card.

Mas e se você também não tiver nenhum desses dois? 

O processo será bem mais difícil para você, mas não impossível. Conseguir ou não conseguir alugar um imóvel dependerá inteiramente de sua capacidade de achar um landlord que não se importe com sua situação legal e alugue mesmo assim. 

Entre em contato com seus possíveis locatários com antecedência, e descubra se eles exigem um SSN. Continue a conversa apenas com os que não exigirem.

Os que optarem por te aceitar como inquilino mesmo assim podem acabar exigindo comprovações maiores de você, como meses de aluguel pagos com antecedência. Contudo, alugar ainda será possível.

Cuidado para não cair em esquemas

Não é porque você está nas terras do Tio Sam, que pode desligar completamente sua malícia de brasileiro. Mesmo aqui, muitos esquemas são aplicados em cima de pessoas buscando por aluguel. Antes de falarmos sobre o processo de procurar o lugar certo na prática, listaremos alguns cuidados que você deve tomar para não levar uma pernada.

Não deposite dinheiro ou faça qualquer pagamento sem que haja um contrato estabelecido. Visite a propriedade pessoalmente antes de assinar qualquer coisa!

Fuja de negociantes que colocarem pressão demais para que você feche o quanto antes. Frases do tipo “você precisa fazer o pagamento hoje, ou perderá a oportunidade de morar aqui!” são ótimos sinais de fraude.

Se o negocio ta muito bom para ser verdade, provavelmente nao e verdade! A demanda por imóveis nas grandes cidades na California e muita alta e em geral os proprietários nao tem dificuldade em achar inquilinos.

Não forneça suas informações pessoais para ninguém por telefone ou email sem que tenha confirmado a identidade de seu interlocutor.

Como alugar um apartamento/casa na California?

Nessa seção explicaremos o processo de encontrar e fechar um contrato de aluguel de forma prática. Primeiramente, fique atento aos termos mais usados:

Glossário

  • Real Estate: Bens imobiliários, apartamentos, casas, etc.
  • Leasing: Termo utilizado para descrever o contrato de aluguel
  • Leasing Office: Empresa, ou setor de empresa que oferece contratos de aluguel
  • Townhouse: Imóvel de 2 andares sem outra propriedade encima ou embaixo
  • Condos: Imóveis com outras propriedades encima, embaixo ou dos lados. As unidades possuem donos individuais.
  • Apartments: Imóveis com outras propriedades encima, embaixo ou dos lados. As unidades possuem o mesmo dono.
  • Multi-unit: Propriedade com 2-4 unidades em um terreno. As unidades possuem o mesmo dono.
  • Penthouse: Cobertura
  • Agent: Corretor

Onde encontrar imóveis para alugar?

Assim como no Brasil, sites de imóvel te darão uma visão bem completa sobre as possibilidades na região. Hoje, os donos de imóvel não estão limitados a trabalhar com corretores, e muitos anunciam diretamente em sites de classificados imobiliários. 

Nesses sites você encontrará tanto anunciantes que representam leasing offices, quanto donos de propriedade de fato, então fique atento.

Zillow.com e Apartment.com são bons lugares para começar a sua caça ao local apropriado.

Encontrou algo que gostou, entre em contato, claro, com toda a cautela que recomendamos anteriormente.

Em geral os corretores de imóveis nao prestam serviços aos inquilinos, uma vez que uma grande parcela dos imóveis disponíveis para aluguel sao oferecidos diretamente pelo proprietário nos sites de busca ou gerenciados por empresas de gerenciamento de imóveis.

Visita ao apartamento

Se você já conversou apropriadamente com a outra parte, não terá grandes surpresas aqui. É hora de ver se você verdadeiramente gosta ou não do apartamento/casa.

Contrato (Leasing Agreement)

Com tudo nos conformes, só falta assinar o contrato, ou melhor, o leasing agreement. Fique atento aos termos, em especial, a quais amenidades (utilities) já estão incluídas no valor.

Curta seu novo lar na Califórnia!

Como você pode ver, o processo em si é bem direto e não é tão diferente de como é feito no Brasil.

Sua atenção deve ser primariamente direcionada a preparar toda a documentação apropriada, e a se comunicar com cautela com os landlords antes da visita para não perder tempo com quem vai só atrasar sua vida.

Ficou alguma dúvida? Existe uma comunidade de Brasileiros aqui na Califórnia prontos pra te receber e te ajudar. Junte-se ao grupo do Portal Brazil USA no Facebook!

Deixe seu comentário
Você também vai gostar